• Isabella Vieira

Renovação de Votos

Casar é bom, mas renovar os votos é ainda melhor! A tendência da cerimônia de renovação de votos está crescendo cada vez mais. As bodas de prata e de ouro são tradicionais para comemorar os 25 e os 50 anos de casamento, mas não é preciso esperar tanto. Cerimônias de comemoração aos 5, 10 e 15 anos estão cada vez mais comuns.

Além de ser uma oportunidade de realizar uma nova cerimônia, é um momento para que cônjuges reafirmem suas promessas de amor e fidelidade, com a reunião de amigos e familiares.


A Dany Campos e o Thalles Roberto celebraram os 10 anos de união em uma cerimônia íntima em casa. Foto: Eloísa Silveira


Em geral, é um evento bem mais íntimo e discreto do que o casamento, mas nada impede que o casal comemore com uma grande festa, com convite, vestido de noiva, enfim, como da primeira vez, com tudo a que o casal tem direito.

Pode ser também para aquele casal que não teve a oportunidade de fazer uma big festa à época do casamento por diversos motivos e agora faz questão de celebrar o amor!

A cerimônia de renovação de votos não é formal e não necessita de autorização legal para que aconteça. Para a celebração, pode-se chamar um padre, pastor ou alguém importante para o casal, como um amigo, padrinho, alguém da família, que conduza a cerimônia.

Trata-se de um evento simbólico e, como tal, pode ser conduzido até pelo próprio casal, caso não desejem uma cerimônia longa. Como o momento de renovação de votos costuma ter menos convidados, é possivel caprichar mais nos detalhes, como setorizar os lugares ou convidar uma atração especial.

Os trajes não precisam seguir toda a pompa e circunstância de um casamento, mas devem estar adequados à proposta do evento!


Para os casais que tem filhos, é muito interessante que eles participem desse momento de uma maneira especial, seja levando as alianças ou fazendo alguma homenagem aos pais que comemoram esse momento especial!

As alianças ocupam papel importante e podem ter a inscrição da data comemorativa!


Foto: Eloísa Silveira


Uma nova lua de mel também é bem-vinda!

E falando em lua de mel, uma outra ideia é aliar a renovação de votos com uma viagem do casal, e fazer uma renovação em destino.

De todas as formas, o importante é aproveitar o momento de renovar o amor e comemorar tudo que o casal já viveu e tudo de bom que está por vir!

23 visualizações

©2020 by Isabella Vieira Cerimonial.