• Isabella Vieira

Padrinhos e Madrinhas de Casamento

O momento da escolha dos padrinhos e madrinhas é geralmente um evento especial durante os preparativos do casamento, afinal essas pessoas são as que ganham destaque dentre os convidados e certamente são muito especiais para o casal!

Mas aí é que aparecem muitas dúvidas e nós vamos esclarecer algumas delas neste post!

1- Quantos casais de padrinhos eu posso convidar?

Em geral, as Igrejas permitem até 8 casais de cada lado, mas isso varia muito de cada Igreja e cada celebrante e é sempre importante verificar junto à Igreja que você vai se casar, para evitar constrangimentos! Mas uma regra é de ouro? tenha bom senso! Quanto menor o casamento, menor deve ser a quantidade de padrinhos, aliás isso é uma sugestão para todos os casamentos, poucos e bons padrinhos é melhor do que um cortejo enorme com pessoas que nem são tãaao importantes assim! 



Foto: Débora Pitangui

2 - Eu posso chamar minha amiga para ser minha madrinha e não chamar o namorado dela?

Poder até pode! Mas não é delicado!

Se for um namoro super recente, talvez seja o caso de não convidar o namorado! Mas acho que é melhor convidar o casal!

3 - Quanto tempo antes eu devo convidar os padrinhos?

Eu sugiro que os padrinhos sejam convidados informalmente até 08 meses antes do casamento. Isso pode ser feito em um jantar ou uma confraternização entre amigos, mas é bem legal que seja pessoalmente! Se não for possível, devido à distância, um telefonema resolve a questão! O importante é informar aos padrinhos para que eles se planejem, inclusive financeiramente, porque casamento não é caro só para os noivos . Os padrinhos tem gastos significativos com trajes, presentes e dependendo do caso, a própria viagem ao local do casamento.



Foto: Moving Filmes

4 - Posso escolher a roupa das madrinhas e padrinhos?

Pode! Mas lembre-se da regra de ouro do bom senso! Avalie os padrinhos escolhidos e o grau de intimidade que você tem com eles e veja se isso permite que você padronize as escolhas! Lembre-se que, em geral, isso representa um gasto extra para os padrinhos!

Gravamos um vídeo dando mais dicas sobre esse assunto!

Madrinhas: Padronizar ou não ou Trajes?

5 - E a lembrança dos padrinhos?

Hoje é comum que os padrinhos recebam uma lembrança dos noivos agradecendo por participar desse momento especial! Mas isso não é regra! Afinal, quem deve ser presenteado são os noivos! Poréeem, é delicado oferecer um mimo aos padrinhos! Esse mimo pode ser entregue em dois momentos:

- Em um jantar especial aos padrinhos, para oficializar o convite!

- Junto com a entrega do convite oficial do casamento!


Uma ideia que tem surgido ultimamente é que as lembranças dos padrinhos sejam enviadas depois como um agradecimento pela presença! Nesse caso, uma caixa com todos os doces que foram servidos no casamento e os bem - casados são uma ótima escolha!

Também gravamos dois vídeos no nosso canal para falar mais sobre padrinhos e madrinhas de casamento!

Vou deixar os links aqui!

Padrinhos de Casamento: Como escolher?




Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui que responderemos!




22 visualizações

©2020 by Isabella Vieira Cerimonial.